Guiada pela razão e pela emoção, a designer Flávia Marieta Rigoni encontra inspiração na natureza, na arte, no design e na arquitetura. Seu processo criativo envolve uma pesquisa intuitiva das formas e dos elementos ao seu redor, com o objetivo de compreender as manifestações contemporâneas da cultura.
Ao desconstruir, fragmentar e reorganizar os elementos de modo diverso, ela trabalha a ressignificação e um novo olhar. Marieta transita com naturalidade pela arte e pelo design, pelo macro e pelo micro, o que torna a joia uma pequena escultura.
Para a designer, o adorno se mistura ao corpo que o expõe, interagindo na construção da identidade de quem o usa. O que a move e impulsiona é o desafio de explorar a estética e a funcionalidade dos materiais, processos e tecnologias, com o intuito de oferecer algo único.
A designer ítalo-brasileira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e desde 2004 dedica-se ao estudo do setor joalheiro. Sua formação engloba extensa pesquisa de materiais e processos em design, arte e joalheria. Marieta é graduada, mestre e doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Sendo também mestre em Engenharia de Joias pela Politécnico de Torino, Itália. Atualmente, ela atua como professora e pesquisadora na Universidade de Brasília (UnB) .